Jornalismo Esportivo e Televisão

O tempo na televisão não demorou a ser preenchido com a veiculação de noticiário esportivo. Em 1950 a TV Tupi exibiu uma reportagem sobre um jogo entre Portuguesa de Desportos e São Paulo, considerada a primeira manifestação do jornalismo esportivo na televisão brasileira.

Até o início dos anos 70 as experiências em jornalismo esportivo na televisão eram parte dos noticiários gerais. Não havia uma boa estrutura para a cobertura esportiva. Em parte porque a televisão brasileira ainda passava por um período em que a tecnologia disponível não oferecia grandes recursos e em parte porque o esporte no Brasil também não dispunha de uma organização efetiva e de uma cultura que lhe permitisse aproveitar uma maior parceria com o veículo. Mesmo assim, a televisão brasileira, em especial a TV Globo, já levava para o vídeo reportagens com a proposta incorporada a partir dos modelos que começavam a chegar dos Estados Unidos e que faziam eco às possibilidades às quais Nelson Rodrigues se referia em suas crônicas para a reportagem esportiva.

A cobertura de grandes eventos era feita com equipes muito reduzidas para os padrões atuais. Até aquela época se fazia televisão com equipamentos de cinema. A chegada do video-tape emprestou mais agilidade e mais possibilidades à cobertura esportiva no meio audiovisual. Inspirado no modelo do programa norte-americano ABC Sports, a Globo colocou no ar em 1973 o programa semanal Esporte Espetacular, com uma proposta editorial que se mantém até hoje com algumas alterações proporcionadas, sobretudo pela tecnologia: unir jornalismo e entretenimento no noticiário esportivo. A matéria prima do Esporte Espetacular, Notícias relacionadas majoritariamente ao futebol e suas celebridades. A televisão brasileira passou a abrir mais espaços para os esportes amadores a partir das Olimpíadas de Montreal, Canadá, em 1976.

Texto retirado do artigo da Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: