Léo Batista

O nome completo de Léo Batista é João Batista Belinaso  Neto. Ele nasceu em Cordeirópolis, interior de São Paulo, em 22 de junho de 1932. Seu começo de vida foi difícil e ele trabalhou como entregador de pão, garçom e servente de pedreiro. Mas era um garoto muito inteligente e cheio de sonhos.

Com 20 anos deixou o interior paulista e foi para o Rio de Janeiro. Ganhou o nome de Léo Batista. Na verdade o Léo, veio do nome de sua irmã, Leonilda.E ele foi trabalhar na Rádio Globo. Mas foi se encaminhando ao jornalismo. Aí foi para a televisão, Escolheu a TV Rio, onde comandou por 13 anos consecutivos o “Telejornal Pirelli”, que foi um dos noticiários mais importantes da televisão.Em 1970 foi para a Rede Globo, e se destacou por seu estilo descontraído. Entrou para o esporte.Léo Batista foi um dos locutores a transmitir o primeiro jogo  de Mané Garrincha, em 1953, fato que ele lembra com saudade e gosta de contar, dono de memória privilegiada que tem.  Na época todos o elogiaram, conta ele e isso lhe deu forças para continuar narrando esportes. Em 1978 ajudou a criar o “Globo Esporte”, no ar até hoje.(2007).
Um tempo pequeno ele se dedicou à dublagem. Logo saiu. Mas foi tempo suficiente para ser lembrado por sua  narração  brasileira do desenho “Super-Heróis Marvel”. Isso foi nos estúdios da Rio Som, do Rio de Janeiro.

Com 58 anos de profissão, Léo Batista, foi  criador dos programas esportivos: “Copa Brasil”; “Globo Esporte”; “Esporte espetacular”; “Placar Eletrônico”.

Foto de Léo Batista

Foto de Léo Batista


Léo Batista é um dos profissionais com maior credibilidade junto ao público brasileiro.

Tags: , , ,

Uma resposta to “Léo Batista”

  1. Suelly Molina Says:

    Li , acima, a biografia profissional do nosso querido Leo Batista. Senti falta de algumas coisas feitas por êle, tb na televisão, como por exemplo: apresentação de lutas de boxe aos domingos na antiga TV Rio. Meu pai via sempre, e me lembro dele. A voz, a personalidade, a presença, tudo igual, nada mudou, o mesmo carisma.
    Conheci o Leo Batista num setting muito diferente do da TV. Eu trabalhava como secretária na diretoria de um importante grupo financeiro (Grupo Halles), onde o Leo Batista tinha amigos. Talvez não se lembre mais de mim. Com certeza se lembrará da Raffaella, da Glezia, do Dr. Stanislaw, do Dr. Claudio (de quem êle era amigo pessoal). Sempre muito educado, alegre e simpático. Lembro que uma vez o nosso querido Leo Batista “quebrou um galho” ajudando-me e ao meu namorado a entrar na TV RIO para assistir ao desfile das escolas de samba. Naquela época, as premiadas desfilavam na Av. Atlântica. Era como se fosse o desfile das campeãs, atualmente. Porém sem nenhuma organização. Após esse dia encontrei algumas vezes com o Leo Batista no Banco Halles e nunca mais o vi pessoalmente. Contudo, sua brilhante carreira e sua presença constante na TV é sempre acompanhada por todos nós. Atualmente quem o admira muito é o meu filho Leo Molina (quase um chará) fissurado em esportes. Gostaria muito de entrar em contato com o Leo Batista para recordarmos os tempos do Halles. Meu e.mail é molinasue@ig.com.br. Por favor transmitam a êle. Grata desde já. Suelly

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: