José Silverio

Dono de uma voz inconfundível e de uma precisão incomparável, é considerado por muitos o mais técnico de todos os locutores esportivos de rádio da história. Começou a carreira narrando até treinos do Fabril, pela Rádio Cultura de Lavras (cujo diretor descobriu-o quando Silvério narrava uma partida de botão), e sua primeira partida foi em julho de 1963, entre Olímpica de Lavras e Bragantino. De lá, foi para as rádios Itatiaia e Inconfidência, de Belo Horizonte, Continental, do Rio de Janeiro e a Rádio Tupi, de São Paulo, como correspondente no Rio.

Foto de José Silverio

Foto de José Silverio

Chegou em 1975 à Rádio Jovem Pan de São Paulo, onde ficou por 25 anos — apesar de uma passagem de três meses pela Rádio Bandeirantes, em 1985. Era o segundo lucutor, atrás de Osmar Santos, mas, com a saída deste, assumiu a titularidade em 1977. Teve ainda uma experiência na TV Manchete, sem deixar o rádio. Desde 2000, trabalha para a Rádio Bandeirantes de São Paulo, onde tem como colegas de locução Ulisses Costa, Odinei Edson (Ulisses é primo e Odinei é irmão de Osmar Santos) e José Maia.

Já narrou mais de 20 modalidades esportivas, mas destacou-se no futebol, sobretudo de São Paulo. Cobriu todas as Copas do Mundo desde 1978. Em sua carreira, passou por situações curiosas, como narrar a final do Campeonato Brasileiro de 1979 na pista de atletismo do estádio Beira-Rio, com os cães da polícia à sua frente. Outra situação curiosa foi durante um treino da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1986: sem autorização para narrar do estádio, os locutores das rádios tiveram de improvisar, e Silvério subiu em uma árvore, de onde avisava o repórter de campo Wanderley Nogueira sempre que não conseguia ver algum lance, para que ele o ajudasse com a narração.

É chamado por Milton Neves de “Pai Do Gol” e considerado um gênio por ele.

Tags: , ,

Uma resposta to “José Silverio”

  1. josenilson Says:

    ele é simplesmente o melhor narrador do universo!!!!!!!! eu adoro quando narra um gol do palmeiras, e simplesmente indisivel a emoção sentida, o pai do gol é demais. Valeu, josé silverio e narra mim e toda a torcida do palmeiras mais uns 1.000.000 gols do verdão!!!!!
    um grande abraço do seu fã, josenilson fonseca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: