Soninha

Sonia Francine Gaspar Marmo nasceu em São Paulo, dia 25 de agosto de 1967, popularmente conhecida como Soninha ou Soninha Francine, é jornalista, apresentadora de televisão e política brasileira.

Foto de Soninha

Foto de Soninha

Comunicadora, tornou-se nacionalmente conhecida como VJ da MTV Brasil, tendo sido posteriormente apresentadora de um programa para jovens na TV Cultura. Neste período, se envolveu em um episódio polêmico: uma matéria de capa da revista Época, onde ela admitia que era usuária de maconha e defendia sua descriminalização. A repercussão do caso levou à sua demissão da TV Cultura, mas ela continuou assinando sua coluna na Folha de S. Paulo e exercendo o cargo de comentarista esportiva da ESPN Brasil, especialista em futebol. Atualmente escreve também para a revista Vida Simples, entre outros veículos, em 2007, foi uma das apresentadoras do programa Saia Justa.

Em 2004, disputou e venceu a eleição para vereador da cidade de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT), exercendo atualmente o seu mandato, que vai até 2008. Na Câmara Municipal de São Paulo, direcionou seu trabalho para a defesa dos direitos humanos dos GLBTs (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Travestis) e Jovens, além do fomento ao esporte e à cultura e da acessibilidade para deficientes físicos. Em 2006, disputou a eleição para deputada federal, mas não conseguiu se eleger. Em 27 de setembro de 2007, anunciou que iria se candidatar às eleições para a prefeitura de sua cidade, em 2008, depois de trocar de partido, o PPS. Soninha ficou com 4,19 % dos votos, com cerca de 266 mil votos.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: