José Roberto Wright

José Roberto Wright nasceu no dia 7 de Setembro de 1944, é um ex-árbitro de futebol brasileiro e comentarista esportivo.

Foi considerado o melhor árbitro da Copa do Mundo de 1990 e, no mesmo ano, o melhor árbitro do mundo. Apitou três finais da Copa Libertadores da América e sete finais do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Foto de José Roberto Wright

Foto de José Roberto Wright

Sua carreira foi marcada, também, por arbitragens polêmicas, como a partida entre Atlético-MG x Flamengo, no estádio Serra Dourada, em 1981, que decidiu uma vaga nas finais da Taça Libertadores da América daquele ano. Na ocasião, Wright expulsou 5 jogadores do Atlético-MG ainda no primeiro tempo, sendo a partida encerrada por falta do número mínimo de jogadores e, como conseqüência, eliminando o Atlético da competição. Em 1982, Wright protagonizaria outro caso ainda mais extravagante. Em combinação com a TV Globo ele apitou o jogo final da Taça Guanabara, entre CR Flamengo e CR Vasco da Gama, com um gravador escondido sob a camisa. A idéia era mostrar na TV como jogadores e juízes se entendem, ou se desentendem, dentro do gramado. Indignados pelo que consideraram uma invasão de sua privacidade, os atletas das duas equipes fizeram uma denúncia contra o árbitro na Justiça Desportiva. Wright foi suspenso por 40 dias. Pelo menos naquela ocasião ele conseguiu desagradar a todos indistintamente.

Hoje é comentarista da TV Globo e colunista do jornal Lance!, desde maio de 1998

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: